Janeiro, mês de féri… Ops, pagar contas! $

Depois das festas de fim de ano, é hora de voltar para realidade e começar a pagar as contas que chegam junto com o novo ano! Matrícula, material escolar, IPTU, IPVA, licenciamento, seguro obrigatório entre outros. Essa lista de contas é grande e a soma pode pesar no bolso.

Pensando nisso, o Moutinho de Coisas vai te ajudar a organizar e não se desesperar ao ponto de ter que vender um rim, a irmã, o filho caçula. (Rsrs)

  1. Descontos nos pagamentos à vista – pesquise se algumas instituições dão desconto caso o pagamento seja à vista. As vezes, 5% a 10% já faz uma boa diferença.
  2. Priorize contas – se não for possível pagar todas as contas de começo de ano, analise e veja quais delas são prioritárias e valem mais a pena pagar de uma vez e quais podem ser parceladas.
  3. Use o 13º salário – você não gastou todo o seu décimo não né? Graças a Deus! Sendo assim, chegou o momento de usá-lo. Aproveite esse dinheiro, que não faz parte do orçamento mensal, para se livrar das dívidas logo que o ano começar. O seu bolso vai agradecer ao longo dos outros 11 meses seguintes, acredite.
  4. Adie gastos desnecessários – Para quem é consumista (como eu), janeiro sempre tem aquelas liquidações arrasadoras, não é mesmo? Mas coloque já o pé no freio! Você precisa mesmo comprar aquela TV? Ou daquela bolsa nova? Lembre-se que tudo que não é de extrema urgência pode — e deve! — ser adiado.
  5. Pesquise e faça orçamentos – Se mesmo com controle, alguns gastos forem inevitáveis, pesquise muito e compare os preços, as marcas, vantagens, etc. Nunca deixe de pesquisar e, mesmo com bons descontos, converse com o gerente e procure melhorar ainda mais as condições de pagamento.

Gostou das dicas? Se você ainda não se organizou, janeiro ainda está no início, planeja-se o quanto antes e tenha um ano mais tranquilo!

Ah, e deixe aqui seu comentário contando a sua experiência e ajude os outros a também economizar!

 

1 comentário


  1. Me falta dinheirooooo pra comprar tudo que eu queroo!!!
    Adorei as dicas!!!
    :*

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *